A relação entre o ciclo menstrual e a performance de força é um tópico que tem gerado muita curiosidade e debate. Um estudo recente, que realizou uma revisão sistemática e meta-análise, explorou como as diferentes fases do ciclo menstrual influenciam a performance de força máxima em mulheres adultas saudáveis. Vamos entender melhor como essas variações hormonais podem afetar os teus treinos de força.
O ciclo menstrual é dividido em três fases principais:
- Fase Folicular: Começa no primeiro dia da menstruação e vai até a ovulação. Nesta fase, os níveis de estrogénio começam a subir.
- Fase Ovulatória: Ocorre em torno da metade do ciclo, quando um aumento nos níveis de LH leva à liberação do óvulo. Os níveis de estrogénio atingem o seu pico.
- Fase Lútea: Segue a ovulação e dura até o início do próximo período menstrual. Aqui, os níveis de progesterona são mais elevados.
Como as Fases Afetam a Força?
Na fase folicular, algumas mulheres podem perceber um ligeiro aumento na força máxima, possivelmente devido ao aumento nos níveis de estrogénio, que pode melhorar a função neuromuscular.
Na ovulatória, a força continua a ser relativamente alta, alinhando-se com os picos hormonais.
Já na fase lútea, algumas mulheres podem experimentar uma leve queda na força máxima, talvez por causa dos níveis mais altos de progesterona.
As flutuações hormonais ao longo do ciclo menstrual podem ter um impacto leve na performance de força máxima, mas essas variações são, geralmente, pequenas. Treinar com eficácia em todas as fases do ciclo é possível e altamente recomendável para alguém saudável e sem patologias. É recomendável que ajustes os teus treinos com base nas tuas necessidades individuais, não desvalorizando os sinais do teu corpo, mas, regra geral, conseguirás manter a performance durante o período menstrual.
Rita Gomes
McNulty, K. L., Elliott-Sale, K. J., Dolan, E., Swinton, P. A., Ansdell, P., Goodall, S., Thomas, K., & Hicks, K. M. (2020). The Influence of Menstrual Cycle Phases on Maximal Strength Performance in Healthy Eumenorrheic Women: A Systematic Review and Meta-Analysis.