O que realmente está no teu suplemento alimentar?

O que realmente está no teu suplemento alimentar?

Body Mind Soul |

A aquisição e a toma de um suplemento, deve ser algo feito com algum discernimento. Certamente todos nós já nos deparamos com algum suplemento que promete mundos e fundos, e é nestas situações que o estarmos informados acerca dos riscos e dos benefícios é algo crucial. Os benefícios de alguns suplementos deixaremos para um outro momento, e aqui vamo-nos focar nos riscos.

E quais são os esses riscos?

Os riscos podem ser dos mais variados possíveis como: contaminação com substâncias proibidas, ingredientes prejudiciais à saúde, baixa qualidade do produto, efeito oposto ao que era suposto, a ausência de alguns ingredientes listados ou até mesmo a ausência do principal ingrediente.

Que suplementos estão mais suscetíveis a estes riscos?

Como é lógico, existem alguns tipos de suplementos mais suscetíveis a estes riscos do que outros. Num estudo realizado com 57 suplementos alimentares com alegações de melhoria de performance (Pré-Treinos, Termogénicos e Estimuladores de Hipertrofia), os resultados demonstram na perfeição o risco de que falamos em cima. Nestes 57 suplementos, em 27 deles, o ingrediente principal nem sequer foi detetado, em 13 deles, a dose era bastante superior à que estava listada, enquanto, em 12 deles, a dose era muito inferior e em 7 deles foram detetadas substâncias proibidas. Com isto, realço a importância de estar bem informado quanto ao suplemento que compramos, ao sítio/loja que o adquirimos, e ter em consideração se realmente vale a pena usar o suplemento ou não.

Como escolher um suplemento da forma mais segura possível?

A preocupação e o cuidado na escolha de suplementos, deve ser imperial, principalmente em atletas de elite e atletas que esteja sujeitos a controlo anti-doping, de forma a não prejudicarem a sua carreira nem a sua saúde. De acordo com o princípio de responsabilidade objetiva da WADA (World Anti-Doping Agency), cada atleta é responsável pela presença de substâncias proibidas ou os seus marcadores/metabólitos nas amostras biológicas, independentemente de haver intenção ou não na violação das Regras Antidopagem.

De forma a reduzir este risco, devemos escolher suplementos que tenham selo de certificação anti-doping, que é a forma de garantirmos que não existem substâncias proibidas no suplemento.

No entanto, para um atleta recreativo que não seja submetido a controlo anti-doping, e não queira despender tanto dinheiro, pois um suplemento com este tipo de certificação, como é evidente, tem um valor mais alto, pode utilizar outro tipo de estratégias, como escolher um suplemento de uma marca com grande influência e credibilidade no mercado, pois a probabilidade de esse suplemento acarretar estes riscos, é bem mais baixa. Outra estratégia é evitar suplementos como pré-treinos, onde existe mistura de vários ingredientes, e optar apenas por cafeína, que na maior parte dos pré-treinos, é o único ingrediente que faz efeito, e outro tipo de suplementos que não têm evidência científica forte para compensarem a sua toma.

 

Marinho Ribeiro & Rui Lopes

Nutricionistas BMS

Cohen PA, Avula B, Katragunta K, Travis JC, Khan I. Presence and Quantity of Botanical Ingredients With Purported Performance-Enhancing Properties in Sports Supplements. JAMA Network Open. 2023 Jul 17;6(7):e2323879.

Backhouse SH. A Behaviourally Informed Approach to Reducing the Risk of Inadvertent Anti-doping Rule Violations from Supplement Use. Sports Medicine. 2023 Oct 6;53(S1):67–84.