Soluções Fáceis Mas Caras, Porém Ineficazes

Soluções Fáceis Mas Caras, Porém Ineficazes

Body Mind Soul |

Em pleno século XXI, a busca pelo corpo perfeito transformou-se numa verdadeira obsessão global. Entre as rotinas diárias, exigências da vida moderna e o comodismo do sedentarismo, não é surpresa que as pessoas procurem atalhos. Que atalhos?

Há uma indústria inteira pronta para vender soluções fáceis, caras, e – na maior parte das vezes– completamente ineficazes. O último exemplo que me deixou a pensar foi uma marca de... gomas para aumentar o glúteo.

Gomas. Para. Aumentar. O. Glúteo.

Das que mexem com os nossos processos metabólicos da família das massagens modeladoras. A árvore genealógica é grande, e a procriação acontece a um ritmo alucinante.

“Soluções milagrosas” que jogam com a insegurança e a ansiedade de quem, legitimamente, leiga no assunto, procura resultados espetaculares com o mínimo de esforço. Quem não gostaria de ganhar uns centímetros de glúteo por comer uns doces?

Espantem... Estes produtos não só não entregam resultado algum, como saem mais caro do que uma mensalidade no ginásio. Mas esse dá trabalho...

 

A cultura do imediatismo

A busca pelo imediato. Resultados rápidos e, se possível, sem esforço. A ideia de que se pode transformar o corpo, melhorar a saúde ou até atingir a felicidade em três passos é uma narrativa irresistível, explorada por quem sabe que os consumidores estão dispostos a pagar – e bem – por ela. O problema é que a realidade física não funciona assim.

A ciência já nos provou que isso é tanga, mas não tem um departamento de marketing tão sedutor quanto estas marcas.

O único resultado garantido,

Vocês já sabem qual é... uma conta bancária mais leve.

Rita Gomes